Boot camp 4 mac*

GTA V no PC: as primeiras impressões em resolução 4K

Uma manhã de testes com a "edição definitiva" do game, que sai em 14 de abril

A Rockstar descreve Grand Theft Auto V no PC como "a versão mais gráfica e tecnologicamente avançada" do seu mais recente game O quanto você vai aproveitar essa versão, no entanto, vai depender de quanto dinheiro você gastou no seu equipamento

Mas após toda uma manhã em frente a uma tela 4K e um computador que mais parecia um monstro alienígena, posso atestar que "a versão mais gráfica e tecnologicamente avançada" é uma descrição extremamente adequada A remasterização de GTA V para PS4 e Xbox One é muito bonita, mas GTA V no PC eleva a qualidade gráfica e técnica ao extremo Ela está sendo vendida pela Rockstar como a edição "definitiva" do jogo, e está bem difícil de discordar

Impressionante também é a iluminação, que já era extremamente bem feita mesmo nas versões de PS3 e Xbox 360, mas parece ainda mais bonita no PC Curiosamente, o diretor de tecnologia da Rockstar North, Phil Hooker, o diretor de engenharia, Klaas Schilstra, e o diretor técnico, Adam Fowler, explicam que a iluminação em si não mudou muito ao longo do últimos 18 meses; o que melhorou foi a qualidade dos efeitos que se combinam para compô-la

Todos os efeitos que compõem nossa iluminação têm melhor qualidade e resolução no PC"

“É a experiência geral da nova versão que contribui para essa sensação", explica a equipe "Com cada iteração do jogo conseguimos melhorar a qualidade dos efeitos que suportam a iluminação, mas a própria iluminação não foi alterada desde a versão de PS3 e Xbox 360 Todos os efeitos que compõem nossa iluminação (reflexos, oclusão ambiente, texturas e efeitos posteriores) têm qualidade e resolução melhoradas no PC”

A equipe da Rockstar North explica que houveram muitas dificuldades em transformar um jogo do tamanho de GTA V da experiência "fixa" dos consoles para uma que precisa se adaptar a uma quantidade imensa de especificações e combinações de hardware dos jogadores Eles tiveram de garantir que teriam tempo para fazer tudo funcionar direitinho

Temos uma lista de 25 parâmetros que você pode editar rapidamente para deixar o game mais leve ou mais bonito"

“A melhor maneira de resolver qualquer problema é preparar o máximo do jogo que você puder e realizar um monte de testes, gastando o tempo que precisar para acertar a mão", continua a equipe "Tudo tem que ser feito em escala, da distância de renderização até o tempo de alocação para essas renderizações, passando por tamanho de texturas, efeitos posteriores e complexidade dos sombreamentos de personagens e veículos Nós temos uma lista de 25 parâmetros que você pode editar rapidamente para deixar o game mais leve ou mais bonito Implementar isso leva muito, muito tempo”

Eu joguei em uma única tela em meu teste da versão PC de GTA V, mas o game terá suporte para duas ou três telas, além de opção para monitores 3D Eu imagino que uma configuração com vários monitores pode ser excelente para um jogo amplo como esse

“Um dos objetivos da versão de PC de GTA V é garantir que os jogadores com máquinas menos poderosas também possam aproveitar a experiência, e isso foi um fator importante na hora de decidir o que fazer,” disse o time “Como dissemos antes, não estamos aqui vendendo computadores -- queremos que todos possam curtir os jogos que fazemos"

Um dos objetivos da versão de PC de GTA V é garantir que os jogadores com máquinas menos poderosas também possam aproveitar a experiência"

"Isso afeta a maneira como nos aproximamos dos requisitos mínimos e recomendados para que o jogo possa ser aproveitado pelo máximo possível de pessoas, mas também é um fator que consideramos quando pensamos na experiência que queremos oferecer para jogadores com máquinas extremamente poderosas Nós sabemos que monitores múltiplos e 3D são coisas que os jogadores de PC mais exigentes gostam muito, então nós implementamos tudo isso e estamos bastante felizes com os resultados”

A Rockstar aprendeu um monte de lições importantes desde o lançamento de GTA IV no PC A mais crucial delas é que é muito importante ter um time do desenvolvimento de game bastante próximo e envolvido com a equipe focada no desenvolvimento para o PC

Ter o time de desenvolvimento original por perto fez uma diferença imensa para o resultado final"

“A versão para computador de Grand Theft Auto V é o resultado da colaboração entre o time principal de GTA e todos os desenvolvedores focados em PC da Rockstar Studios,” explica a equipe da North “Nos últimos anos, decidimos que precisávamos melhorar muito nossas versões de PC, e as equipes de desenvolvimento estão trabalhando mais perto de nós do que nunca para que isso aconteça”

“Nós colocamos isso em prática pela primeira vez em Max Payne 3 e ficamos bastante felizes com os resultados", eles completam, "então a mesma equipe que trabalhou nas versões originais de GTA V também acompanhou de perto o desenvolvimento da versão de PC Ter o time de desenvolvimento original por perto fez uma diferença imensa para o resultado final, já que tanto os desenvolvedores para PC quanto a equipe principal aprenderam muito uns com os outros”

Apesar de todos estarem obviamente ansiosos para jogar o GTA V no PC há um bom tempo, essa demora toda foi essencial para que a Rockstar se “concentrasse nas vantagens específicas de uma versão para computador com a atenção necessária”

É fácil permitir que você expanda sua tela para a resolução 4K, mas lidar com as consequências disso não é tão fácil assim"

“Nós também passamos muito tempo garantindo que os controles de mouse e teclado funcionassem muito bem Além disso, temos o Rockstar Editor, que realmente oferece uma quantidade imensa de conteúdo para os jogadores Isso deu um belíssimo trabalho”

Os controles no mouse e teclado funcionam excepcionalmente bem em jogos de tiro em primeira pessoa, mas GTA V não é um FPS Mesmo assim, os controles funcionam muito bem aqui, formando uma fusão entre o escopo imenso e ilimitado de Grand Theft Auto com o caos intimista de jogos como Far Cry É uma mistura que funciona muito bem

O Director Mode permite elaborar cenas controlando personagens e animais, ajustar o clima e o período do dia e adicionar gatilhos de ação como gestos e frases de diálogo Os jogadores vão poder se transportar por diversas regiões do mapa e ativar trapaças nesse modo A Rockstar confirmou que animais, pedestres especiais e membros de sua equipe no modo heist serão destravados para uso no Director Mode conforme avançamos pela campanha solo

Felizmente, apesar dos jogadores de PC estarem esperando por muito tempo por GTA V, eles não vão ter que esperar nada por qualquer conteúdo adicional Após seu lançamento, a versão para PC irá receber todas as futuras expansões e DLCs simultaneamente às versões para consoles

Você, jogador de PC esperto, vai poder brincar de raça-mestre e dar aquela risadinha de superioridade para os plebeus jogadores de consoles a partir do dia 14 de abril, quando Grand Theft Auto V finalmente será lançado para os computadores Enquanto isso, só dê uma olhadinha nas especificações mínimas para garantir se sua máquina pode rodar o jogo E segure a ansiedade, está chegando!

Luke Reilly é editor no IGN Austrália Siga-o no Twitter